8º Ribeirão Auto Collection começa na próxima sexta, 24, com grandes relíquias

  • Entre linhas
  • Publicado em 22 de agosto de 2018 às 08:31
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:57
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Expositores podem inscrever seus veículos no local a partir da manhã de sexta, 24; também haverá shows

Gléria com os dois automóveis que vai expor no 8º RAC (Foto: Daniela Antunes)

No final do século XIX, empresas que produziam carroças e carruagens precisaram inovar para competir com as máquinas. A alemã Karman e a italiana Ghia atuavam nesse ramo e se uniram para criar um automóvel e sobreviver no mercado. Surgiu o Karman Ghia, com desenho italiano e mecânica alemã, montado pela Volkswagen, que também precisava se posicionar no mercado com um carro diferenciado. Esta é a história por trás do modelo 68, cupê, que estará exposto no 8º Ribeirão Auto Collection (8º RAC) a partir da próxima semana.

O engenheiro agrônomo Benedito Gléria Filho, proprietário desse veículo, é antigomobilista desde os anos de 1980, quando comprou seu primeiro automóvel – um Karman Ghia TC. Para se locomover na cidade, ele utiliza somente os carros de seu acervo – tem um fusca 1966, um Hb 20 1950 e um Fiat Coupê 1995.

O esportivo (e raro) Fiat Coupê 1995 também estará no 8ª RAC. O design foi concebido pelo estúdio italiano Pininfarina nos anos de 1990 sob encomenda da Fiat. Para circular no Brasil, o carro sofreu alterações no motor, que se tornou apto a receber a composição brasileira de gasolina e etanol, e na suspensão, para que resistisse aos pavimentos acidentados.

Para Gléria, os mínimos detalhes deste modelo interessam tanto do ponto de vista de design – como a faixa do painel que é na mesma cor do carro e leva a logomarca do estúdio italiano – quanto da valorização do modelo para colecionadores. O motor é transversal, tem quatro cilindros e 16 válvulas. O exemplar de Gléria preserva todos os selos originais de fábrica.

“Não se encaixa na categoria de antigomobilismo, mas é um modelo especial pela raridade”, explica José Paulo Parra, presidente do conselho do clube Auto Mogiana, que realiza a exposição.

O 8º RAC tem entrada gratuita e é realizado pelo Auto Mogiana Clube em parceria com o Shopping Iguatemi Ribeirão e o clube Califórnia Volks; Stecar – Mercedes Bens, FBF Collezione, Vox2You e Garage 777 patrocinam a exposição, que conta também com o apoio da Cervejaria Colorado e Empório Santa Therezinha. A organização é da Talladega Motors.

Agenda
8º Ribeirão Auto Collection 
Data: 24, 25 e 26 de agosto
Horário: 8h30 às 22h (as lojas do Shopping Iguatemi abrem em horário normal)
Local: Shopping Iguatemi Ribeirão Preto
Entrada gratuita

Programação Shows 

24.08 – sexta-feira

– 18h – Projeto Viva

25.08 – sábado

– 13h – Banda Mr. Groove

– 17h – Banda Antz

26.08 – domingo

– 13h – Banda Mr. Groove

– 16h – Banda Dodgers

Local: Shopping Iguatemi Ribeirão Preto

Entrada gratuita


+ Cidades