​Acir de Matos Gomes é o único brasileiro em evento internacional no México

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 20 de março de 2019 às 15:35
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:27
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Universidade Mexicana promove evento internacional para ministros e juízes com palestra de francano

Formado pela Faculdade de Direito de Franca (FDF), professor francano e integrante da atual diretoria da OAB-Franca vai ser o único brasileiro a palestrar em congresso internacional voltado para juízes, ministros e profissionais da advocacia no México neste mês. 

Acir de Matos Gomes, que leciona na Universidade de Franca, foi convidado para conferência inaugural do III Congresso Nacional de Retórica Jurisdicional, promovido pelo “Instituto de Investigaciones Filológicas do Centro de Estudios Clásicos” e que acontece entre 27 e 29 de março.

O advogado francano tem mestrado em linguística, com ênfase em análise do discurso; e doutorado em Língua Portuguesa, com ênfase em retórica jurídica. 

Esse trabalho acadêmico levou Acir a participar de congressos e eventos no Brasil, Argentina e no próprio México. Durantes essas atividades, o profissional de Franca teve contato com o pesquisador da Universidade Nacional Autônoma do México (Unam) Gerardo Ramirez Vidal. 

Vidal é uma referência na área jurídica no México e integrante do Centro de Estudios Clasicos, que promove o congresso internacional.

Os estudos sobre a retórica jurídica estão ganhando peso em diferentes países do mundo, inclusive no Brasil, pelo fato de o tema estar voltado no discurso da verdade de fatos e em uma aplicação mais racional das leis em tribunais. 

O fortalecimento de discursos políticos exacerbados tem também contribuído para que a retórica jurídica ganhe mais adeptos para tentar ater-se ao que é mais verossímil.

Com a importância do tema no cenário jurídico internacional, as metodologias de aplicação da retórica nos tribunais vão receber contribuição de pesquisas que são feitas no Projeto Internacional Retórica Jurídica Iberoamericana, que tem sede na Universidade Nacional Autônoma do México (Unam), instituição 113ª colocada no ranking mundial Top Universities e 48º no ranking do mundo do ensino do Direito. O “Centro de Estudios Clasicos” está sediado na Unam.

O palestrante da cidade e também vice-presidente da OAB-Franca foi conduzido, após eleição, para ocupar o cargo de coordenador deste Projeto Internacional Retórica Jurídica Iberoamericana. 

Nesse grupo de estudos há profissionais do Canadá, México, Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Peru, Colômbia, Cuba, Itália, Inglaterra, Alemanha, França, Portugal, Espanha e África do Sul.

A palestra de Acir de Matos Gomes para autoridades no México vai tratar sobre como o orador no Direito constrói sua imagem para garantir legitimidade no discurso retórico. 

“Vou falar sobre o ethos, que é um termo complexo, mas podemos tentar exemplificar como sendo a ética da aparência, a imagem que se é construída do orador a partir de quem é ele e como ele fala. Esse é um termo técnico para falar do orador e com origem grega. Vou levar essa discussão, que trabalhei no meu doutorado, aos juízes e ministros do Tribunal Superior de Justiça mexicano”, explica Acir de Matos Gomes.

“Considerando sua ampla trajetória no estudo da retórica no Direito e os discursos orais no Brasil, além de sua atividade acadêmica sendo desenvolvida no âmbito latino-americano como coordenador do Projeto Internacional Retórica jurídica Iberoamericana, fizemos o convite para participar deste 3º Congresso Nacional de Retórica Jurisdicional, que vai acontecer no Tribunal Superior de Justiça, na Cidade do México”, ressalta carta do “Instituto de Investigaciones Filológicas do Centro de Estudios Clásicos”.


+ Justiça