Hélio Rubens lança livro com sua biografia cercado de amigos e admiradores

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 15 de março de 2020 às 20:08
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:29
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

“Hélio Rubens, a trajetória de um vencedor no jogo da vida”, tem coautoria do jornalista Igor Ramos

H​élio Rubens, ex-jogador e técnico da seleção brasileira de basquete, realizou uma noite de autógrafos com o lançamento de sua biografia, em cerimônia aberta ao público.

A obra, intitulada “Hélio Rubens, a trajetória de um vencedor no jogo da vida”, tem coautoria do jornalista Igor Ramos e foi apresentada ao público na sede da Luizalabs (rua Arnulfo de Lima, 2.385, Vila Santa Cruz).

Cercado de amigos, ex-jogadores, treinadores e ex-treinadores, Hélio Rubens transbordou emoção com os depoimentos feitos na noite.

Sua amiga de longa data, Luiza Helena Trajano Rodrigues enalteceu Hélio Rubens como jogador e ser humano, destacando a determinação do ser humano, vitorioso em tudo o que fez. 

O médico Paulo Cassab falou sobre Hélio Rubens, assim como o prefeito Gilson de Souza, que disse ter aprendido muito com Hélio, quando ambos foram vereadores na Câmara Municipal de Franca.

Quem esteve presente fez questão de levar para casa o livro com a dedicatória e o autógrafo de Hélio Rubens.

O livro, com prefácio do locutor Galvão Bueno, retrata a carreira de sucesso de um dos maiores nomes do esporte no Brasil, tanto dentro quanto fora das quadras.

O livro mostra que Hélio Rubens não foi apenas um atleta, mas um cidadão que deu pela cidade e pelo país um exemplo de participação e de altruísmo.

No campo esportivo, Hélio Rubens foi um talento do basquetebol, jogando por Franca, São Paulo e Seleção Brasileira.

Como técnico, ganhou títulos em todos os clubes, colocando seu nome no mais alto degrau do esporte brasileiro.

E se não tivesse sido jogador de basquete, seria de futebol, pois foi um meio campista como poucos.

HÉLIO RUBENS GARCIA

Hélio Rubens Garcia (Franca, 2 de setembro de 1940) é um ex-basquetebolista e ex-treinador brasileiro de basquete. É pai de Helinho, também ex-jogador de basquete e atual técnico do Franca Basquete.

Hélio Rubens Garcia iniciou a carreira no Franca Basquete (à época Clube dos Bagres), onde jogou até 1981,se aposentando aos 41 anos. 

No mesmo time, tornou-se treinador. Como jogador, disputou os Mundiais em que a seleção brasileira foi medalha de bronze, no Uruguai (1967); vice-campeã, na Iugoslávia (1970); e bronze novamente, nas Filipinas (1978). 

Tem a medalha de ouro ganha do Pan-Americano de Cali (1971). Também esteve em dois Jogos Olímpicos.

Como treinador da seleção brasileira comandou 96 partidas (64 vitórias e 32 derrotas) em 12 competições oficiais – foi campeão pan-americano nos Jogos de Winnipeg em 1999.

Hélio Rubens tem 14 títulos brasileiros no currículo, sendo cinco como jogador e nove como treinador (duas à frente do Vasco da Gama, uma com o Unitri/Uberlândia e as demais com o Franca), sendo o maior vencedor da história do Campeonato Brasileiro de Basquete.

Deixou o cargo de treinador do Unitri/Uberlândia no início de 2014.


+ Esportes