APAE de Ituverava renova convênio de saúde para atender alunos autistas

  • Entre linhas
  • Publicado em 17 de março de 2020 às 20:36
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:29
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Confirmação aguardada desde 2019, saiu após intermediação da deputada estadual Márcia Lia

A Apae de Ituverava conseguiu a renovação do convênio de saúde com o Governo do Estado de São Paulo para atender alunos autistas. 

A confirmação era aguardada desde outubro do ano passado e saiu em janeiro de 2020, após intermediação da deputada estadual Márcia Lia.

“As Apaes são essenciais para o atendimento de alunos com deficiências e autismo, por isso nosso mandato tem se dedicado a contribuir com o trabalho da entidade e a fazer as intermediações necessárias para que os convênios sejam firmados e renovados”, fala a deputada Márcia Lia.

O convênio da Apae de Ituverava com a Secretaria de Estado da Saúde foi firmado inicialmente em 2014 para atender 50 alunos e alunas com autismo de diferentes graus – do leve ao severo. 

Eles são moradores das cidades de Guará, Miguelópolis, Buritizal, Igarapava e Ituverava e são assistidos pela unidade em período integral, de segunda a sexta-feira, por uma equipe de trabalho própria, que conta com nove professores, médico psiquiatra, psicólogo, fisioterapeuta e terapeuta ocupacional.

Como determina o protocolo, o convênio foi renovado anualmente via termo de aditamento, até 2019. 

“Mas em outubro do ano passado, o convênio chegou ao fim e precisava ser renovado com assinatura do secretário de Saúde. O problema é que os meses foram passando e não tínhamos uma resposta positiva”, explica a diretora administrativa da Apae de Ituverava, Rosângela Borini.

Segundo Rosângela, todo contato com a Diretoria Regional de Saúde (DRS) de Franca, a quem a entidade se reporta de imediato, tinha a mesma resposta: a documentação estava na Secretaria de Saúde, aguardando liberação, e sem a assinatura do secretário José Henrique Germann não haveria repasse. 

“No primeiro mês, usamos recursos próprios, mas depois não deu mais e procuramos outros caminhos. Uma das alternativas foi procurar o mandato da deputada Márcia Lia através do assessor parlamentar, que nos atendeu, encaminhou nosso pedido e deu certo”, fala Rosângela.

“Procuramos a Secretaria de Saúde e falamos da importância de renovarmos esse convênio. Em janeiro deste ano, o convênio foi assinado e a entidade recebeu, além do repasse mensal, o valor retroativo dos três em que ficou sem o recurso”, comemora a deputada Márcia Lia.

A diretoria da entidade também celebrou a renovação do convênio: “Atendemos a região com uma equipe só para esse projeto e não podíamos ficar sem esse recurso. Somos todos muito agradecidos por essa renovação”, reforça Rosângela Borini.

Além de intermediar a renovação deste convênio, o mandato da deputada Márcia Lia decidiu, por meio de seu conselho político, indicar emenda impositiva ao Orçamento Estadual 2020 para a Apae de Ituverava no valor de R$ 100 mil. 

O recurso será utilizado na aquisição de equipamentos de saúde e tem de ser pago pelo Governo do Estado ao longo deste ano.

Em Araraquara, a deputada Márcia Lia intermediou a assinatura de convênio da Apae com a Secretaria de Estado da Educação para projeto de educação especial de autistas.


+ Cidades