Cartilha feita pela Feapaes mostra os direitos das pessoas com deficiência

A entidade quer fazer parceria com órgãos públicos para maximizar a distribuição em todo o Estado

Postado em: em Cotidiano

​A presidente da Federação das APAES do Estado de São Paulo, Cristiany de Castro, continua incansável na sua luta em defesa da inclusão social da pessoa com deficiência.

Tanto na defesa das pautas, como secretaria executiva da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Pessoa com Deficiência, como no despertar de conceitos e esclarecimentos sobre a causa.

Seu último passo foi o lançamento da cartilha “Os Direitos das pessoas com deficiência”, no último dia 15 de fevereiro, durante evento da FEAPAES-SP, em São Pedro.

Trata-se de uma publicação escrita de forma didática, que traz todos os direitos que são assegurados aos deficientes, mas que estão espalhados em várias leis, decretos e portarias.

Segundo Cristiany de Castro, as cartilhas serão enviadas para todas as APAES do Estado de São Paulo, que as disponibilizará aos interessados sem custo algum. 

“Nossa intenção é fazer parceria com órgãos públicos para maximizar a distribuição”, disse Cristiany.

A presidente da FEAPAES-SP ressaltou a forma didática do material para a fácil compreensão das pessoas, para que elas busquem seus direitos em todas as esferas, da municipal à federal, passando pela estadual.

Segundo ela, a cartilha tem o objetivo de esclarecer algumas dúvidas para as pessoas que se deparam de uma hora para outra com a questão da inclusão social.

"Nós mostramos como é feita a avaliação da deficiência. Tem uma parte que relata o atendimento preferencial da pessoa com deficiência. Além do mais, na parte jurídica, há a explanação de quais são os atos da vida civil que podem ser realizados pela pessoa com deficiência, ainda que interditada", disse ela.


Artigos Relacionados