Clientes relatam problemas para pausar financiamento habitacional da Caixa

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  • Publicado em 2 de abril de 2020 às 19:23
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:33
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Falta de atendimento pela central telefônica e do registro no aplicativo estão deixando clientes sem resposta

A Caixa Econômica Federal foi um dos primeiros bancos a adotar pausas no pagamento de financiamentos e dívidas, para dar apoio aos clientes afetados pela paralisação do comércio e serviços. 

Ainda no dia 19 de março, o banco estatal anunciou que ofereceria a opção de suspender o pagamento de empréstimos pessoais e financiamentos imobiliários por 60 dias — ou seja, duas parcelas.

A Caixa é responsável por 70% do crédito imobiliário do país. Esse número dá o peso e a importância da suspensão temporária. 

Na semana passada, o banco estatal disse que estenderia a carência para 90 dias, permitindo a pausa no pagamento de 3 parcelas.

O anúncio foi um alívio para o músico Valmir Lins. Há 9 meses, ele e a irmã financiaram um apartamento em São Paulo, e recorreram à Caixa. 

Com as parcelas em dia, mas sem saber como ficará sua situação financeira a partir de agora, já que vivia das apresentações em bares e eventos, ele tentou primeiro fazer o pedido de pausa por telefone.

“Tentei a central telefônica por várias vezes, mas ninguém atende. Decidi, então, fazer pelo aplicativo, mas a princípio não tive retorno algum”, ele contou.

O músico não foi o único. Uma rápida pesquisa no Reclame Aqui e nas páginas oficiais do banco mostram que as dificuldades são as mesmas para todos os clientes que estão pleiteando uma pausa no financiamento habitacional. 

A falta de atendimento pela central telefônica e a falta do registro de procedimento no aplicativo estão deixando muitos clientes sem resposta. Inclusive em Franca. 

É o caso da diarista Maria Aparecida de Aguiar, que junto do marido, que é mecânico, tem financiada uma casa no Jardim Luiza I há nove anos e, diante da situação atual, não sabe como conseguirá pagar as prestações. “Estou tentando há dias pausar o financiamento, mas até agora não consegui confirmação nenhuma. Tô pensando de ir diretamente na agência da Caixa pra resolver isso”, diz.

Valmir Lins conta que fez o primeiro pedido no aplicativo no dia 25 de março. Depois disso, outras cinco tentativas foram feitas. Na quinta, ele recebeu um SMS pedindo que ele aguardasse um retorno em até 3 dias úteis. 

No fim desse prazo, ele recebeu outro SMS dizendo que a Caixa analisaria o pedido em um prazo de até 10 dias.

“Estou sem renda e sem atividade. O adiamento é fundamental, porque se a prestação vier eu não sei como vou pagar”, lamenta.

O que diz o banco? Questionada, a Caixa afirmou em nota que “o processamento dos pedidos de pausa está sendo realizado de acordo com a data da solicitação do cliente”. 

Quanto aos clientes não estarem recebendo um retorno sobre a abertura da solicitação, o banco disse que o registro está sendo feito mesmo para quem não recebe o SMS de confirmação.

A análise definitiva do processo, dizendo se o adiamento das parcelas foi aprovado ou não, deve ser concluída em até 10 dias, segundo o banco.

Solicitei uma pausa no meu financiamento, mas não tive resposta. E agora? A orientação da Caixa é que o cliente espere o prazo dos 10 dias. 

Mais de 880 mil pedidos de carência foram feitos, o que torna morosa a análise do banco. A Caixa não disse quantos desses 880 mil pedidos já foram analisados.

Não há recomendação para que o cliente busque a agência. Somente os canais telefônicos e o aplicativo estão aptos a receber os pedidos de análise de pausa no financiamento.

Ainda não solicitei a pausa no financiamento, como posso fazer o pedido? Os canais são o aplicativo Habitação CAIXA ou os telefones 3004-1105 e 0800 726 0505. 

Os usuários que já tinham o aplicativo instalado devem fazer a atualização, para que a opção do pedido de pausa apareça no menu.

Segue o passo a passo para o cliente solicitar a pausa no aplicativo:

• Acessar o aplicativo Habitação CAIXA
• Clicar na opção Solicitar Pausa Emergencial
• Efetuar login
• Ler as orientações e clicar em Próximo
• Informar o número do celular e autorizar a CAIXA a enviar SMS sobre a solicitação
• Clicar em Solicitar Pausa

*6Minutos


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