Como lidar com o ciclo de notícias de hoje como uma pessoa altamente sensível

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 22 de março de 2020 às 12:05
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:31
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Pessoas altamente sensíveis e empáticas podem achar o ciclo de notícias assustador ou até paralisante

As notícias são estão sendo assustadoras hoje em dia. Quando os eventos mundiais estão desencadeando emoções ou comovendo, podem ser difíceis de navegar emocionalmente.

Pessoas altamente sensíveis e empáticas – que às vezes conseguem captar mais facilmente ou sentir a energia e as emoções dos outros – podem achar o ciclo de notícias especialmente assustador ou até paralisante. 

Veja como as pessoas altamente sensíveis e empáticas podem estabelecer um relacionamento com eventos mundiais que seja informativo, saudável e significativo:

1. Espere envolver-se menos com os eventos no mundo maior quando seu mundo pessoal estiver em tumulto 

Se você acabou de perder um ente querido, sofreu um ferimento grave, está passando por um desgaste emocional ou físico grave ou está lutando para encontrar trabalho e pagar suas contas, naturalmente estará menos preocupado com o que está acontecendo no mundo. 

Durante esses momentos pessoalmente desafiadores, pode ser saudável limitar temporariamente sua exposição às notícias e ao sofrimento de outras pessoas. 

Lembre-se: Esta é uma habilidade temporária de enfrentamento e não uma estratégia de longo prazo!)

2. Saiba que se esconder do sofrimento no mundo não protege seus poderes sensíveis, mas coloca-os em risco 

Pessoas sensíveis podem sentir que se isolar dos problemas maiores do mundo é uma maneira de honrar ou nutrir sua sensibilidade. 

Mas, como qualquer outro músculo, quando sua sensibilidade não é exercida, ela se atrofia. Sintonizar intensa emoção e energia – mesmo quando desafiadora – é uma maneira importante de crescer e entender sua sensibilidade. 

Certamente você precisa criar limites em relação à energia e às emoções de outras pessoas. Apenas certifique-se de que os limites que você coloca ao seu redor não sejam tão altos e espessos que nada possa passar.

3. Entenda que sua excepcional sensibilidade e empatia o tornam mais forte, não mais fraco 

Recentemente, foi perguntado a alguém se ele tinha ouvido falar de um evento trágico que estava ocorrendo no cenário nacional. O objetivo era compartilhar os sentimentos desafiadores que isso traz e confortar por sua própria reação, sem dúvida.

“Oh, eu nem  olhei  para isso”, disse esse alguém. “Eu sou tão sensível que simplesmente não posso suportar.” 

Enquanto pessoas sensíveis que absorvem facilmente a energia e as emoções dos outros precisam estar atentas ao que elas se expõem, elas ainda são capazes de estar o mundo.

Quando outros estão sofrendo – por causa de um desastre natural, tiroteio em massa, ato de guerra ou outro evento devastador – é importante que os humanos que não foram tão diretamente afetados reconheçam o sofrimento dos outros. 

A história mostrou que quando a sociedade nega ou menospreza ou se recusa a olhar para o sofrimento de alguns de seus membros, é perigosa e irresponsável.

4. Encontre maneiras conscientes de abordar eventos devastadores ou desencadeantes no mundo inteiro 

Se você tem medo de ver um problema nas notícias, porque isso o deixa com raiva ou reativa suas próprias feridas, isso é natural. 

No entanto, toda vez que uma ferida antiga é reativada, abre caminho para um novo nível de cura se apresentar. 

Permita-se um tempo fixo para analisar esse problema ou ler alguns artigos ou relatos pessoais de pessoas que sofrem.

 Em seguida, prometa a si mesmo que vai se afastar novamente e mergulhar em outra atividade para tornar as coisas mais fáceis de administrar. 

5. Lembre-se de que você não é impotente 

Pessoas sensíveis podem se esquivar de seguir questões culturais difíceis porque não sentem que podem fazer algo para efetuar mudanças. 

Converse com alguém em que você debata diplomaticamente as diferentes soluções possíveis, faça uma doação mensal para uma organização sem fins lucrativos dedicada a fazer mudanças nessa área.

Ou então pesquise se há algo que você possa fazer em sua vida diária para ajudar (como mudar os políticos que você apóia ou as empresas para as quais você dá negócios).

6. Abrace o fato de que você veio aqui para sentir

Como alma, você encarnou aqui em parte para sentir as coisas e ser movido por eventos no mundo maior. Você se rouba mais quando desvia completamente o olhar de algo preocupante. 

Sua energia e seus sistemas emocionais são holísticos no sentido de que, se você entorpecer as coisas difíceis do seu ambiente, também provavelmente, sem perceber, entorpecerá as coisas que são alegres, bonitas e que afirmam a vida também. 

Todos os nossos sentimentos informam os outros, às vezes simplesmente fornecendo contraste.

7. Não se julgue e priorize sua própria saúde mental  

Se você estiver enfrentando ansiedade ou depressão, não faça nada para piorar. Converse com seu médico se algo no mundo inteiro estiver aumentando esses sentimentos. 

Se achar difícil encontrar uma maneira equilibrada de se envolver em questões importantes para o mundo inteiro, não a torne pior, sendo duro consigo mesmo. 

Seja gentil consigo mesmo ao negociar olhando para o sofrimento no mundo maior. Precisamos de pessoas sensíveis, conscientes, acordadas e ativamente tentando tornar o mundo um lugar melhor para todos. 

E seu nível de participação é sempre dependente de sua própria saúde emocional pessoal e necessidades emocionais no momento. Priorize-se, o que é algo que as pessoas sensíveis podem achar útil lembrar. ​

8. Crie padrões saudáveis

Se você se recusar a olhar para o sofrimento no mundo maior, isso poderá criar um padrão doentio no qual você também subestima ou ignora o sofrimento dos entes queridos ou de si mesmo. 

Pode ser muito difícil olhar para a dor e o sofrimento, sejam nossos ou experimentados por pessoas do outro lado do mundo. 

No entanto, também faz parte da vida. Encontre seu próprio padrão de lidar com essa parte difícil do ser humano e celebre toda a magia, beleza, alegria e maravilha do mundo também.

9. Procure coisas positivas acontecendo no mundo também 

Finalmente, não esqueça que todos os dias há exemplos de coisas incrivelmente positivas acontecendo no mundo também! 

Você pode ler um artigo sobre pessoas que se reúnem depois de décadas separadas por circunstâncias fora de seu controle, ou ativistas fazendo a diferença em uma comunidade carente ou alguém superando probabilidades intimidadoras para tornar seu sonho pessoal realidade. 

Procure fotos de pessoas ao redor do mundo sorrindo, triunfando e ajudando umas às outras. Digerir essas boas notícias globais também criará equilíbrio, inspirará e motivará você e nutrirá seu espírito.


+ Comportamento