Concurso “Ciência para Todos” recebe inscrições de estudantes da rede estadual

  • Entre linhas
  • Publicado em 20 de agosto de 2019 às 11:04
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:44
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Alunos devem fazer um vídeo de até 7 minutos apresentando um problema do local em que vivem

Estudantes do Ensino Médio da rede pública de São Paulo têm até o dia 20 de setembro para enviar trabalhos para o concurso Ciência para Todos, uma parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), a Fundação Roberto Marinho e a Secretaria da Educação de São Paulo.

A inscrição pode ser feita aqui

Para participar, os estudantes devem fazer um vídeo de até sete minutos apresentando um problema do local em que vivem e explicando qual seria o passo a passo de uma possível solução para a questão. Os grupos podem ser formados por até cinco estudantes, sendo obrigatória a presença de um professor/tutor.

“Esse é um projeto no qual estamos nos dedicando há muito tempo e esse lançamento concretiza esse objetivo maior que é apresentar a ciência aos jovens. A parceria da Secretaria da Educação nos honra demais, e a abertura com a qual fomos recebidos certamente aproximou estudantes e escolas, porque tudo é pensado diretamente para eles”, explica João Alegria, gerente geral do Canal Futura

Os trabalhos devem contemplar o tema ‘Natureza e Sociedade’, que incluem questões como o meio ambiente e fenômenos naturais, assim como a relação das pessoas com o meio em que vivem (urbano ou rural) e a relação entre indivíduos. As cinco melhores produções serão exibidas no canal Futura e os ganhadores vão visitar Centros de Pesquisa indicados pela FAPESP, onde apresentarão seus trabalhos para cientistas e pesquisadores.

O concurso faz parte do programa Ciência para Todos, uma série no Canal Futura sobre o papel da ciência na sociedade. A estreia é no dia 19 de agosto, às 20h. “A série tem 52 episódios e mostra a importância da pesquisa científica e sua importância no cotidiano, como ótica, clima, materiais de construção e outros”, explica Nivaldo Vicente, dirigente regional da Campinas-Leste.


+ Educação