Conselho de Administração da NBA aprova formato para reinício da temporada

  • Entre linhas
  • Publicado em 5 de junho de 2020 às 19:33
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:48
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Reinício da temporada começaria com oito confrontos por posição para cada equipe que retorna ao campeonato

O Conselho de Administração da NBA (Board of Governors) aprovou nesta quinta-feira, dia 4, um formato de competição para reiniciar a temporada 2019-2020, com 22 equipes retornando à competição e uma data provisória de 31 de julho. 

A aprovação do Conselho é o primeiro passo formal entre muitos necessários para a retomada em definitivo da temporada.

A NBA está trabalhando para finalizar um plano abrangente de reinício da temporada com a Associação Nacional de Jogadores Profissionais. 

A NBA e a NBPA estão trabalhando em conjunto com especialistas em doenças infectocontagiosas, especialistas em saúde pública e funcionários do governo americano para estabelecer um programa rigoroso de prevenção para minimizar os riscos relacionados ao COVID-19, incluindo um protocolo de testes regulares e práticas de segurança rigorosas. 

O reinício da temporada também depende de um acordo com a The Walt Disney Company para que seja utilizado o Walt Disney World Resort perto de Orlando (Flórida) como sede única para os jogos, treinamentos e acomodações até o fim da temporada.

Com base no formato de competição aprovado pelo Conselho de Administração da NBA, as 22 equipes que retornarão serão as 16 equipes (oito por conferência) em posições atuais para os Playoffs, além das seis equipes que estão atualmente seis vitórias ou menos atrás da oitava colocada em suas respectivas conferências. 

Esses dois grupos vão reunir as 22 franquias com melhores campanhas da NBA.

“A aprovação do Conselho do formato de reinício é um passo necessário para a retomada da temporada da NBA”, disse Adam Silver, comissário da NBA. “Embora a pandemia do COVID-19 apresente desafios, esperamos terminar essa temporada de maneira segura e responsável, com base em protocolos rigorosos que estão sendo finalizados com as autoridades de saúde pública e médicos especialistas. Também reconhecemos que, enquanto nos preparamos para retomar o campeonato, a sociedade está sofrendo com as recentes tragédias de violência racial e injustiça, e continuaremos a trabalhar em estreita colaboração com as equipes e os jogadores para usar todos os nossos recursos e influências coletivas para resolver esses problemas de maneira muito real e de formas concretas”, completa.

O reinício da temporada começaria com oito confrontos por posição para cada equipe que retorna ao campeonato, incluindo a possibilidade de um torneio para a definição da oitava e última vaga nos Playoffs de cada conferência, considerando os resultados combinados entre jogos da temporada regular e partidas disputadas no novo formato.

Uma vez definidos o cenário para 16 equipes, os Playoffs da NBA continuariam em seu formato tradicional, com base nas conferências, com a sequência de quatro rodadas e séries disputadas em melhor de sete partidas.

As Finais da NBA teriam como última data 12 de outubro (veja abaixo a lista de equipes que retornarão e mais detalhes).

Se, como previsto, a temporada recomeçar em 31 de julho, o NBA Draft Lottery 2020 será remarcado para 25 de agosto, e o NBA Draft 2020 realizado em 15 de outubro, com a temporada regular da NBA 2020-2021 possivelmente começando em 1 de dezembro de 2020.

As 14 equipes do NBA Draft Lottery seriam as oito equipes que não participarão do reinício com a inclusão das seis equipes que participarão do reinício, mas não avançando aos Playoffs.

Essas equipes seriam distribuídas e receberiam probabilidades com base em seus retrospectos até 11 de março. 

As 16 equipes dos Playoffs sorteariam na ordem inversa aos resultados combinados entre jogos da temporada regular e partidas disputadas no novo formato.

Reinício da Temporada da NBA: formato de competição

As 22 equipes confirmadas para o reinício da temporada são: Milwaukee Bucks, Toronto Raptors, Boston Celtics, Miami Heat, Indiana Pacers, Philadelphia 76ers, Brooklyn Nets, Orlando Magic e Washington Wizards, pela Conferência Leste; Los Angeles Lakers, Los Angeles Clippers, Denver Nuggets, Utah Jazz, Oklahoma City Thunder, Houston Rockets, Dallas Mavericks, Memphis Grizzlies, Portland Trail Blazers, New Orleans Pelicans, Sacramento Kings, San Antonio Spurs e Phoenix Suns, pela Conferência Oeste.

Cada equipe jogará oito partidas, que serão definidas com base nos confrontos restantes da temporada regular. 

Com a conclusão das partidas, as sete equipes em cada conferência com as melhores campanhas, combinando resultados da temporada regular e dos jogos no novo formato, estarão classificadas para os Playoffs.

Se o time com a oitava melhor campanha em sua conferência estiver mais de quatro vitórias à frente da equipe que tem a nona melhor campanha na mesma conferência, o time com a oitava melhor campanha garante a oitava vaga nos Playoffs. 

Se a equipe com a oitava melhor campanha na conferência (Time A) tiver quatro ou menos vitórias à frente do nono colocado na mesma conferência (Time B), Times A e B vão se enfrentar em uma série melhor de três e aquele que vencer dois jogos garante vaga nos Playoffs.

A temporada 2019-2020 vai terminar com o formato tradicional de Playoffs, com disputas em séries melhor de sete partidas na primeira rodada, nas semifinais de conferência, nas finais de conferência e nas Finais da NBA.

Para mais informações sobre as iniciativas da NBA no Brasil, acesse as redes sociais da liga no país: Facebook.com/NBABrasil, Instagram @NBABrasil e Twitter @NBABrasil.


+ Esportes