Covid-19: Prefeitura de Franca define plano de ação para os moradores de rua

  • Entre linhas
  • Publicado em 4 de abril de 2020 às 21:40
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:34
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

População vulnerável que permanece nas ruas ultrapassa 300 pessoas, segundo levantamentos

Franca conta hoje com mais de 300 pessoas em situação de rua, segundo a Prefeitura (Foto: G1/Reprodução)

De acordo com o Plano de Contingência Municipal para combate ao novo coronavírus em Franca, a Prefeitura estabelece a Proposta da Ação Protetiva Intersetorial para a População em Situação de Rua.

O trabalho está sendo coordenado pela Secretaria de Ação Social e executado em conjunto com outras secretarias, em especial a Secretaria de Saúde e de Segurança Pública para a prevenção do Covid19.

Hoje a cidade conta com 88 vagas de acolhimento para as pessoas em situação de rua e migrantes, executadas por duas entidades dos Serviços da Assistência: Casa de Passagem e Abrigo Provisório e a orientação é que não ocorram novos acolhimentos neste período de emergência, visando preservar a saúde e a vida dos acolhidos e trabalhadores.

A população vulnerável que permanece nas ruas e que utiliza os serviços do Centro Pop aproxima-se de 300 pessoas.

E para evitar aglomeração de pessoas e a garantia do direito de acesso aos mínimos: alimentação, banho e higiene, acesso às orientações preventivas da saúde e encaminhamentos adequados, o atendimento está sendo descentralizado.

Os trabalhadores da Assistência Social oferecem refeições em diferentes pontos da cidade. No próprio local, trabalhadores da Saúde, realizam orientações, oferecem materiais de prevenção e identificam possíveis sintomas do vírus, encaminhando para Pronto Socorro realizar os procedimentos necessários, seja medicação ou indicação para isolamento ou quarentena.

As equipes da Guarda Civil Municipal também oferecem apoio e vigilância durante o período das ações.

No caso de situação de quarentena, a Secretaria da Assistência Social já identificou um espaço público para o acolhimento.

As normas e cuidados para a permanência em quarentena ficarão sob a orientação da Secretaria de Saúde, com o apoio e vigilância pela Área de Segurança Pública e Guarda Municipal.

As regras para o recebimento de doações estão sendo construídas, com avaliações permanentes de acordo com os desdobramentos dos acontecimentos no município.


+ Saúde