​Cristais Paulista limita entrada de ciclistas de outras cidades. Veja

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 30 de junho de 2020 às 19:13
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:55
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Por conta da pandemia, risco de contaminação pode ser grande. Por isso Decreto proíbe circulação

Um decreto da prefeita Katiuscia Leonardo (Cristais Paulista), publicado na semana passada, proíbe a passagem de ciclistas de outros municípios pelas ruas e avenidas de Cristais Paulista.

Katiuscia explicou que é importante esse relacionamento de ciclistas, porém o risco de transmissão de Covid 19 é grande e por isso a implantação da barreira sanitária foi necessária.

Em comunicado, a Prefeitura informou que o decreto publicado barra a entrada dos ciclistas. Por mês são mais de 1 mil ciclistas que passam pela cidade em passeios com suas equipes. 

Além disso, caso queiram entrar na cidade para interligar as trilhas, os ciclistas devem usar máscaras para melhor proteção dos habitantes de Cristais.

A Administração lembra que nos últimos dias – por falta do uso de mascaras – foram mais de 40 denúncias para a Polícia Militar e para o Departamento de Vigilância Sanitária.

“Vivemos um momento diferente no interior do Estado. A doença chegou a quase todas as cidades. Em Cristais Paulista já temos 7 pessoas que se infectaram com o coronavírus. Temos muitos casos suspeitos e, até que se prove onde as pessoas contraírem, o vírus podemos pensar que a transmissão seja comunitária ( quando o vírus já circula pela cidade ). Dessa forma cabe a nós do poder público tomar ações necessárias para a proteção da nossa população”, disse Katiuscia.

O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu em abril que os municípios têm autonomia e poder para determinar regras de isolamento, quarentena e restrição de transporte e trânsito durante a epidemia do coronavírus, o que ampara juridicamente o decreto municipal de Cristais.

“Não estamos tirando o direito de ir e vir de ninguém e nem proibindo ninguém de andar de bicicleta na cidade, o que estamos restringindo é a atividade aglomerada de ciclismo nas vias públicas urbanas do município por período determinado, ainda podem usar a rodovia às margens da cidade, as vias rurais para trilhas e outros trajetos. Essa ação vale até o dia 14 de julho, podendo ser prorrogada”, disse Katiuscia.


+ Cidades