Alerta vermelho: vem mais temporais de hoje até sábado, diz Defesa Civil

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 21 de fevereiro de 2019 às 10:36
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:24
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Cidade vai ter mais de 50mm de
chuvas, o que pode intensificar
as enchentes e causar mais danos

A Defesa Civil do Governo do Estado de São Paulo lançou um alerta de defesa civil para toda a população do Estado e mais especificamente para as regiões que poderão ser mais castigadas. 

Segundo o comunicado, haverá risco de chuvas intensas e com precipitação acima da média em Franca. 

Na cidade, a previsão é de chover acima de 50mm, índice alarmante e que poderá repetir a onda de estragos provocados pelas chuvas do final da tarde de quarta-feira (20). 

Além de Franca, a mesma intensidade de chuvas está prevista para Ribeirão Preto, Baixada Santista, Vale do Paraíba e região metropolitana de São Paulo.

Em Barretos, Araraquara, Campinas, Sorocaba e Litoral Norte deve chover intensamente, mas com precipitação de 30mm.

O índice de chuvas acima de 50mm poderá provocar as mesmas situações verificadas na quarta-feira, com enchentes nas regiões mais baixas e nos entornos das avenidas marginais. 

Com as enxurradas descendo das partes altas, os canais dos córregos não suportam o volume de água, provocando os transbordamentos.

Além disso, outro fator que provoca as inundações é o vão de escoamento sob as pontes. 

Esse problema foi alertado no final dos anos 80 pelo engenheiro Wilson Teixeira, que foi Secretário de Planejamento da Prefeitura, dizendo que sem as obras adequadas haveria inundações todas as vezes que chovesse em abundância. 

Como o poder público não se antecipa aos problemas, Franca entrou no círculo de cidades que vai ter enchentes e destruição toda vez que chover um pouco acima da média.


+ Tempo