Dicas práticas para aumentar o seu ânimo e não entrar em depressão

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 23 de março de 2020 às 12:04
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:31
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Pequenas mudanças individuais podem provocar uma melhora significativa no aumento do seu ânimo

​A vida é cheia de altos e baixos e todos temos insatisfações esporádicas. Sentir-se sem ânimo de vez em quando ou pensar que tomou um caminho errado na vida é comum e perfeitamente normal.

Não podemos estar felizes o tempo todo. Se algo ruim acontece – se você passa por uma perda, sofre um divórcio, é despedido – é perfeitamente normal sentir-se desapontado ou triste.

Há uma multiplicidade de estados de ânimo, que vão desde o humor normal, passando pela infelicidade “incomum” acentuada e persistente, até a depressão clínica, que varia de leve a grave, sendo que nesta última situação há um risco bem definido de suicídio.

Outro problema é que, quando alguém está abatido, tende a ouvir conselhos, como “anime-se… recomponha-se… tudo vai ficar bem”, e assim por diante. 

Embora esse seja um recurso costumeiro usado pelos amigos e parentes para se ajudarem mutuamente, é contraproducente no caso de depressão.

Pode fazer a pessoa se sentir pior. A sensação é de estar preso em um buraco profundo e sem saída. 

No entanto, antes de chegar a esse ponto – se a pessoa estiver apenas se sentindo melancólica ou desanimada – existem muitos recursos úteis.

Métodos de autoajuda

1 . Esteja aberto às novidades

Se você está se sentindo desanimado, o mais importante é procurar atividades que melhorem sua disposição e perspectiva.

Desenvolva novos interesses ou retome atividades antigas. Tente manter-se ocupado – isso impedirá que você fique remoendo problemas reais ou imaginários.

Não raro o desalento inicia uma sequência de ruminação ou preocupação com fatos negativos. Manter-se ocupado e na companhia de outras pessoas, sobretudo amigos, é bastante benéfico.

Ocultar o abatimento para preservar a dignidade sempre agrava a situação.

Por isso, converse abertamente com as pessoas da sua estima e confiança. Pode ser bom compartilhar seus sentimentos, e você talvez descubra que outras pessoas têm pensamentos semelhantes.

2 . Preocupe-se com o seu ambiente

O ambiente em que você passa a maior parte do tempo deve ser o mais claro e agradável possível. 

Se a iluminação não for muito boa, recorra à instalação de uma lâmpada que imite a luz natural, sobretudo se você costuma se sentir mais desanimado no inverno – período em que as noites são mais longas.

A diminuição da luz disponível pode influenciar os níveis de determinados hormônios no corpo e ter efeito depressivo em algumas pessoas.

3 . Evite “gatilhos”

Se for possível, evite livros, filmes e programas de televisão tristes ou muito sérios. Em contrapartida, busque algo que seja mais leve e prazeroso, com temais mais neutros. 

De modo geral, quando o desânimo tomar conta de você, mantenha uma visão a curto prazo da vida – talvez só até a hora do lanche. Algumas pessoas constatam que concentrar-se em ideias e pensamentos espirituais também pode ajudar.

4 . Coma bem

Cuide do que você come ou bebe. Procure ingerir alimentos energéticos, como cereais integrais, e evitando aqueles que retiram a energia, como açúcar e sal. Evite também cafés e bebidas alcoólicas.

5 . Esteja aberto à ajuda

Reconheça quando você não consegue mais lidar com a situação e converse com alguém se precisar de ajuda. Não reprima seus sentimentos. Lembre-se de que pedir ajuda quando necessário é sinal de força, não de fraqueza.

Como posso saber quando a autoajuda não basta?

Se você responder sim a algumas das perguntas a seguir e estiver se sentindo assim há cerca de 10 a 14 dias, talvez seja conveniente procurar uma ajuda especializada.

É provável que você esteja começando a passar da melancolia para a depressão clínica.

  • Você está sempre triste ou chorando?
  • Você acha que fracassou na vida?
  • Você pensa muito em morte e em suicídio?
  • Você parou de apreciar coisas que considerava agradáveis?
  • Você é incapaz de se concentrar?
  • Você começou a se sentir mais cansado que o habitual e tem dificuldades em iniciar tarefas importantes?
  • Seu sono é interrompido várias vezes, até acordando à mesma hora todos os dias bem cedo?

+ Saúde