Moradores reclamam da invasão de escorpiões por causa de terrenos sujos

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 16 de julho de 2020 às 18:19
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:59
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Os terrenos sujos, abandonados por seus proprietários, têm incomodado vizinhos e criado bichos

O número de reclamações é muito grande nas redes sociais e grupos de whatsapp por conta de terrenos sujos.

E o pior é que o poder público não tem dado atenção para os problemas. Em Franca, os moradores dos bairros do subúrbio ou da periferia estão tendo que conviver com esse problema. 

Desde a zona Norte até a Zona Sul, de Leste a Oeste, a situação é a mesma. Os terrenos sujos, abandonados por seus proprietários, têm incomodado toda vizinhança. 

Com isso, o número de animais peçonhentos é enorme, já que os terrenos baldios em loteamentos privados propiciam a proliferação do mosquito Aedes Aegypti (transmissor da Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela), além de serem criadouros de animais peçonhentos como aranhas, escorpiões, cobras, ratos e outros.

Os proprietários estão sujeitos a multa caso não limpem os terrenos que oferecem risco aos francano, porém as normas parecem não estarem sendo cumpridas pelos responsáveis. Nem pela Prefeitura, que virou todos seus esforços para a pandemia.

No residencial Zanetti, por exemplo, a fisioterapeuta J.F.S.R, 25 anos, encontrou na garagem de sua casa escorpiões, cobras e até ratos. “Eles saem do mato e vem para as casas. Eu tenho medo e pânico. E ninguém faz nada”, disse.

Outra vizinha, A.S., 36 anos, ressaltou que além de escorpiões cobras surgiram em seu quintal. “Esses animais surgem e nos amedrontam.

No Jardim Piratininga, cada vez mais povoado, existem muitos terrenos vagos que incomodam quem tem casa e mesmo quem mora em apartamento. 

A chefe de cozinha A.P.F.S. disse que tem sido perseguida pelos escorpiões, principalmente nos corredores do seu apartamento que fica no térreo. 

Além da infestação de animais peçonhentos, o tempo seco com poucas chuvas também é outro problema com relação aos terrenos baldios, que podem se tornar focos de incêndio, seja provocado ou não.

Até o fechamento desta matéria a Prefeitura de Franca não tinha se manifestado para com este problema.


+ Urbanismo