Queimada nas margens da Av. São Vicente assusta e revolta os moradores

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 16 de setembro de 2020 às 18:09
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:14
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Vândalos perdem o limite da responsabilidade, colocando fogo em terreno praticamente dentro da cidade

Os moradores em bairros da periferia de Franca estão vivenciando nesse período do um grave problema ambiental: as queimadas.

O pior é que nem sempre eles conseguem identificar as pessoas que ateiam fogo em terrenos baldios ou matas próximos a avenidas e ruas.

A baixa umidade registrada no Município aliado com a queimada tem trazido sérias consequências à saúde não só de crianças, mas também de idosos, grávidas e adolescentes.

A reportagem do Jornal da Franca apurou que as ocorrências envolvendo queimadas urbanas tem sido uma das mais frequentes.

As queimadas urbanas “são consideradas crime ambiental, de acordo com a Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605 de 1998 que, em seu artigo 54, descreve o crime de poluição, que consiste no ato de causar poluição, de qualquer forma, que coloque em risco a saúde humana ou a segurança dos animais, ou destrua a flora”.

As queimadas têm atingido os mais diferentes bairros de Franca, como City Petrópolis, Vera Cruz, Paineiras, Santa Terezinha, Tropical, Meirelles, Pulicano, São Luis, Piratininga, Santa Cruz, Aeroporto, Primavera, Jardim Noêmia, Residencial Zanetti, dentre outros.

Uma moradora do Jardim Noêmia mandou um WhatsApp para o Jornal da Franca, dizendo que tem sido comum colocar fogo no mato, com a fumaça prejudicando a saúde das pessoas.

Desta feita, o fogaréu atingiu um grande terreno que fica às margens da Avenida São Vicente, já na área do Jardim Noêmia.

O fogaréu assustou e revoltou os moradores das imediações, que fizeram questão de filmar e compartilhar pelas redes sociais, na tentativa de denunciar a irresponsabilidade de quem ateou fogo no mato.

É que o incêndio atingiu grandes proporções, amedrontando os moradores das imediações, que ficaram de prontidão para defender seus imóveis, tal a proporção das chamas.

Uma moradora gravou o incêndio num grande terreno da Avenida São Vicente e distribuiu nas redes sociais, dizendo do medo e da revolta com a situação, principalmente pela falta de preocupação com as pessoas e com os animais que habitam aquela região.

Para também denunciar problemas de entulhos, queimadas, buracos no asfalto ou qualquer outro problema da comunidade, basta enviar fotos ou detalhes para o Jornal da Franca. O WhatsApp é 99999.0120.


+ Meio Ambiente