Gameterapia: idosos também jogam videogame, e é tratamento para a saúde

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 18 de maio de 2020 às 15:29
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:44
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Como qualquer jogo de videogame, paciente interage em uma realidade virtual para executar uma função

Encarar um tratamento de fisioterapia é sempre difícil e cansativo, mas necessário. 

Dentre as diversas funções, a fisioterapia ajuda pacientes com problemas cognitivos (dificuldade no processamento de informações), quem tenha fraturado algum membro do corpo ou até para prevenir doenças. 

No entanto, embora seja importante para reabilitação e desenvolvimento, os idosos costumam sair das sessões exaustos. Por isso, há até quem diga que é a pior parte da recuperação.

Mas já imaginou se junto com a fisioterapia convencional, você também pudesse se exercitar e obter bons resultados de reabilitação jogando videogame? 

É o que propõe a gameterapia, que não substitui a fisioterapia convencional, mas contribui para uma boa recuperação de maneira lúdica e agradável.

Como surgiu

A gameterapia, como o próprio nome sugere, é um recurso da fisioterapia a base de jogos de videogame. 

A técnica, que foi desenvolvida em 2006 no Canadá e chegou ao Brasil em meados de 2007, já conta com jogos digitais próprios, criados para funcionar como sensores de movimento, promovendo a reabilitação física e cognitiva. 

No Brasil, ela pode ser encontrada, normalmente, apenas em clínicas especializadas ou hospitais de alta referência. 

A nova técnica pode ser aplicada em qualquer idade para tratamentos fisioterapêuticos, principalmente nas áreas de neurologia, ortopedia e gerontologia.

Como funciona

Não tem segredo. Como qualquer jogo de videogame, com a diferença de que esses são escolhidos pelos profissionais, o paciente vai apenas “jogar”. 

Ou seja, ele interage em uma realidade virtual para executar uma função. Entretanto, será uma fisioterapia muito mais prazerosa do que a convencional, concorda? 

Durante o jogo, o paciente fará diversos tipos de exercícios, cada um com objetivos diferentes, mas todos simulando movimentos reais, que são capturados pelos sensores.

Na prática, a pessoa vai sentar ou ficar em pé e ser guiado pelos personagens durante o jogo. Todo o processo é controlado e avaliado pelo especialista. 

Os games de Nintendo Wii e Xbox têm sido bastante utilizados nesse tipo de terapia —que conta com jogos de pingue-pongue, boliche, corda bamba, caminhada e por aí vai. 

“A gente consegue ver, através das nossas escalas de avaliação, o que muda depois da terapia feita com os games, que acaba sendo usada como reabilitação de doenças neurológicas”, explica Fabíola Albieri, fisioterapeuta especialista em neurologia e geriatria.

Vantagens

Uma das principais vantagens da gameterapia é o estímulo. 

Segundo os especialistas, a técnica estimula os idosos a querer praticar os exercícios com maior frequência e a interação com o game pode permitir uma maior mobilidade, já que o foco principal passa a ser jogo, e não a dor em si. 

Isso traz ao paciente sensações prazerosas que, até então, eram basicamente relacionadas ao esforço.

“Sua grande vantagem é que, através de diversos tipos de jogos é possível propor atividades para recuperar a amplitude de movimento de uma articulação; propor atividades que controlem o movimento em pacientes com doença de Parkinson ou outras doenças que geram distúrbios do movimento, treinar o equilíbrio em idosos, reduzindo o risco de quedas e até mesmo em pacientes com demência”, exemplifica Tiago da Silva Alexandre, fisioterapeuta e presidente do departamento de Gerontologia da SBGG (Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia). 

Além disso, a gameterapia também vem sendo utilizada na recuperação de pacientes que sofreram fratura de fêmur, nas artroplastias de quadril e joelhos e no pós-acidente vascular cerebral (AVC).

E a dificuldade com a tecnologia?

Toda dificuldade pode ser tratada, e com a terceira idade não é diferente. 

Mas veja bem, isso não quer dizer que todos vão se adequar à tecnologia, mas sim, que todos os que quiserem, e que tiverem as aptidões necessárias, sim, esses podem aderir à gameterapia. 

No entanto, Vanessa Tamborelli Frakas, fisioterapeuta do Residencial Club Leger, em São Paulo, ressalta que é necessário que o paciente tenha uma boa visão, audição e um bom cognitivo para entender o objetivo do uso do jogo na terapia, mas isso é avaliado pelo profissional, que deverá escolher o tratamento mais adequado para cada um individualmente.

Contudo, de maneira geral, as plataformas de games são simples, intuitivas e fáceis de serem aprendidas. 

Além disso, a sessão é acompanhada o tempo todo pelo profissional, que pode ajudar e instruir o paciente —sempre que necessário. 

“O que na verdade ocorre é a não-adaptação ao método, devido à pouca familiaridade com os meios digitais, mas isso não deve impedir de se tentar”. 

“Existe um grande preconceito com relação a essa população, por conta da crença de que não há uma boa adaptação aos meios digitais ou a aparelhos com alta tecnologia, porém isto é infundado”, afirma Natan Chehter, geriatra da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

É importante ressaltar que não se trata apenas de sentar na frente de uma tela e jogar videogame. 

Existem estudos que apontam a eficácia do método com os jogos certos e a postura do paciente. 

Logo, se uma pessoa simplesmente jogar, não obterá nenhum resultado satisfatório. 

“Há pessoas que têm risco de se machucarem, piorarem a condição física ou de causarem uma lesão quando fazem um movimento errado. Os pacientes não podem fazer movimentos sem auxílio, sem apoio, sem alguém vendo de perto o que está acontecendo”, explica Porto. 

“Querendo ou não, isso aproxima o idoso da realidade do mundo, porque muitos não estão acostumados com essa interação. O paciente acaba falando que essa realidade virtual aproxima até da família, porque eles jogam com os netos”, finaliza Albieri.


+ Comportamento