​Gincana do Meio Ambiente é cancelada por causa da pandemia do coronavírus

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 27 de abril de 2020 às 19:22
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:39
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Evento seria realizado em junho e contaria com a participação de crianças das cidades da região

Um dos mais tradicionais eventos sociais de Franca e região está cancelado. 

A GIMA – Gincana Intermunicipal pelo Meio Ambiente –  promovida pelo Café Labareda em conjunto com a Apeam (Associação Pela Educação Ambiental da Alta Mogiana) – não será realizada. 

Previsto para acontecer entre os dias 17 e 20 de junho, o evento, que reuniria mais de quatro mil crianças, foi cancelado por conta da pandemia provocada pelo coronavírus. 

Segundo comunicado divulgado pela diretoria da Apeam, não há como garantir a segurança e proteção dos participantes diante do risco de contaminação. 

“O atual cenário de incerteza sanitária não permite que realizemos o evento com a devida segurança para os participantes por isso decidimos pelo cancelamento”, diz a nota.

A GIMA existe desde 2008. Foram 12 edições ininterruptas. “Essa é a primeira vez que temos que cancelar a gincana. É muito triste porque as crianças esperam por esse evento. Mas a preservação da vida e da saúde deve estar em primeiro lugar”, disse a empresária Flávia Lancha, idealizadora do evento.

No ano passado, a Gincana se transformou em uma feira cultural. Além das tradicionais atividades, ainda ganhou apresentações de arte circense, oficina de fotografia, contação de histórias, música, dança e cidadania.  

Nos quatro dias de realização, o evento reuniu mais de 2,8 mil crianças de sete municípios diferentes: Cristais Paulista, Franca, Pedregulho, Patrocínio Paulista, Ribeirão Corrente, São José da Bela Vista e, pela primeira vez, São Joaquim da Barra.

A GIMA tem o objetivo de disseminar os conceitos de responsabilidade socioambiental para as novas gerações e ajudar a formar cidadãos mais conscientes. 

Nas escolas participantes, os alunos dos 5º anos desenvolvem atividades relacionadas à educação ambiental e incentivam as cidades a também realizar ações em benefício da qualidade de vida da população.

A expectativa dos organizadores é que a gincana seja retomada em 2021, com o formato de feira cultural ampliado.


+ Meio Ambiente