Retomada de revitalização do Centro pela Prefeitura de Franca é solicitada pela ACIF

  • Entre linhas
  • Publicado em 26 de março de 2019 às 15:42
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:28
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Outro assunto abordado pelos empresários na Câmara foi o grande número de pedintes no Centro

O diretor administrativo da ACIF, Tarciso Bôtto, falou na tribuna da Câmara Municipal (Foto: Reprodução)

O diretor administrativo da ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca, Tarciso Bôtto, falou na Tribuna Livre da 8ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Franca, realizada nesta terça-feira, 26 de março. Cerca de 80 associados do órgão acompanharam a sua fala no Plenário da Câmara.

Ele solicitou mediação dos vereadores para alcançar melhorias para a região central de Franca. Por exemplo, o projeto de revitalização do Centro pela Prefeitura está atualmente parado, o que inclui um novo plano de organização e limpeza, assim como aprimoramentos no Mercado Popular Francano.

A presença dos moradores de rua foi outro tópico debatido. “Lidar com o morador de rua exige muita cautela. Precisamos tratá-lo como gostaríamos de ser tratados”, comentou o diretor. Para Bôtto, a solução é ingressá-los na sociedade, e pediu a ajuda dos vereadores para viabilizar tal projeto.

A segurança do Centro também foi abordada, pois há falta de monitoramento de câmeras. “Nossa preocupação é com o bem-estar da cidade e da população”, afirmou. Tarciso discorreu ainda sobre os vendedores ambulantes na região central de Franca. Ele reivindicou que o Poder Executivo Municipal cumpra efetivamente o Código de Obras e Posturas da cidade e fiscalize os comerciantes autônomos.

Em resposta ao discurso do representante da ACIF, Marco Garcia (PPS) sugeriu a criação de uma Incubadora ou um camelódromo na região da Estação para abrigar ambulantes. “Cabe ao Prefeito fiscalizar a atuação dos ambulantes, e isso ele não está fazendo. Está havendo uma concorrência desleal”, disse o parlamentar.

Ambulantes

O munícipe Jonas Carvalho, representando os vendedores ambulantes de Franca, também discursou na Tribuna. Carvalho reivindicou apoio aos pequenos empreendedores francanos, como forma de girar a economia e manter o dinheiro na própria cidade, assim como incentivos maiores para os consumidores. “A cidade é de todos, não só de alguns. Estamos respeitando a fiscalização: quem trabalha na praça são pessoas de fora”, declarou. Bôtto, pedindo novamente a palavra, se colocou à disposição para dialogar com os ambulantes.

O vereador Adérmis Marini (PSDB) concordou com o diretor da ACIF, propondo ações conjuntas, visando a regulamentar a situação e incentivar o empreendedorismo. Já o vereador Tony Hill (PSDB) sugeriu ações noturnas da Secretaria Municipal de Ação Social para atender moradores de rua, evitando que eles sujem as praças centrais.


+ Política