INSS: governo ameaça demitir peritos que não trabalharem em agências

  • Bernardo Teixeira
  • Publicado em 18 de setembro de 2020 às 11:45
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:14
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A falta não justificada implicará desconto do salário e pode resultar em processo administrativo disciplinar

O governo ameaça demitir cerca de 40 servidores que ocupam cargos de confiança na Subsecretaria de Perícia Médica, caso os peritos não retornem à atividade presencial nas agências do INSS. Os servidores são médicos e têm funções gerenciais nos estados.

A medida tem como base o descumprimento de uma portaria da Secretaria de Previdência, publicada na quarta-feira, que determinou o retorno desses profissionais ao trabalho nos postos considerados aptos a funcionar, após inspeção, a partir de ontem. 

A falta não justificada implicará desconto do salário e pode resultar em processo administrativo disciplinar. Na quarta-feira, o secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, afirmou que os peritos que não retornassem ao trabalho teriam o ponto cortado.

O governo também cogita entrar com ação contra a Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP), alegando que o não comparecimento dos profissionais de forma coordenada às agências poderá se configurar como greve, o que é vedado na carreira, considerada atividade essencial. 

A entidade está orientando os associados a não retornarem ao trabalho presencial. O vice-presidente da ANMP, Francisco Eduardo Alves Cardoso, disse que categoria não retomará as atividades, enquanto não for realizada nova vistoria por parte dos próprios profissionais e todos os itens pendentes.para garantir a segurança, foram solucionados.

Segurados que já tinham atendimentos agendados para exames nesta semana e nos próximos dias estão sendo comunicados pelo órgão de quem não devem comparecer aos postos. Esse aviso é dado por SMS, por e-mail ou pelo aplicativo ou portal Meu INSS.


+ Cotidiano