Já na Fase Amarela, ocupação de leitos ainda preocupa em Franca

  • Bernardo Teixeira
  • Publicado em 12 de setembro de 2020 às 12:57
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:13
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Santa Casa de Franca atinge 100% de ocupação em leitos de UTI mesmo com ampliação de vagas em setembro

Santa Casa de Franca tinha 100% dos leitos de UTI-Covid-19 ocupados na sexta-feira

Depois da boa notícia do governo do Estado, colocando  o DRS-8 liderado por Franca na fase amarela do Plano São Paulo de enfrentamento à covid-19, a lotação dos novos leitos de UTI da Santa Casa local tornou-se a preocupação principal das autoridades francanas.

Acontece que todos os seis novos leitos de UTI para pacientes covid-19 instalados na Santa Casa estavam ocupados na sexta-feira. Caso haja piora nos índices de Franca e região, não há possibilidade de retornar à Fase Laranja: a partir de agora, o governo do Estado colocará na Fase Vermelha, a mais restritiva de todos, qualquer região que não conseguirem se mantiver na Amarela.

No início do mês, a Santa Casa de Franca  abriu mais seis vagas, alcançando as 37 atuais. A ampliação só foi possível após o recebimento de R$ 1,4 milhão de um convênio com a Prefeitura e o envio de 79 equipamentos do estado.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, até esta sexta-feira, Franca tinha 4.438 pessoas infectadas com o novo coronavírus e totaliza 100 mortes por complicações da doença.

Em coletiva de imprensa na tarde de sexta-feira, o prefeito Gilson de Souza (DEM), comentou a ocupação máxima do hospital e disse que a região de Franca, elevada da fase laranja à amarela do Plano São Paulo, tem capacidade de ampliar mais leitos.

“Tem um trabalho regionalmente falando. A região hoje conta com 109 leitos de UTI. Precisa ver o gráfico, se é só aqui na cidade, e a análise na região. Nós avançamos. Houve um conjunto de ações dos prefeitos e podemos ampliar os leitos. Então, Franca hoje tem 37 leitos, mas nós temos mais 19 leitos dos particulares, que dá um total de 51. O restante tem na região, que tem um total de 109, com possibilidade de ampliar mais um pouco”, afirma.

Mesmo diante da opinião do prefeito, o aumento dos leitos de UTI não é tão simples assim. A Santa Casa conseguiu dez apenas depois que o vereador Adérmis Marini (PSDB) buscou apoio junto ao governo do Estado. 

Inicialmente, foram instalados quatro, que logo se esgotaram, e depois mais seis. E. menos de 15 dias depois, estes também já estão tomados. 

Em todo o Departamento Regional de Saúde, dos 109 leitos, 60,2% estão com pacientes, segundo dados apresentados pelo estado durante a atualização do Plano São Paulo.

Fase amarela
O município e os outros 21 que fazem parte da DRS-8 estão na fase amarela do Plano São Paulo pela primeira vez. As medidas de flexibilização da quarentena e retomada das atividades durante a pandemia começaram a valer neste sábado (12) e têm duração de quatro semanas.

Em Franca, o prefeito Gilson de Souza informou que o comércio de rua vai funcionar das 9h às 18h e os shoppings das 12 às 20h, com 40% da capacidade prevista nos alvarás.

As novidades dessa etapa, além da ampliação de horário do comércio, estão nas aberturas das academias, que podem receber 30% dos alunos durante oito horas diárias, salões de beleza, bares e restaurantes, que voltam abrir as portas para os clientes com capacidade reduzida a 40%.

Nas duas primeiras semanas, o setor de alimentação está liberado para funcionar até às 17h, durante oito horas por dia. Após 14 dias, a abertura noturna até às 22h também fica regularizada.

Já as atividades religiosas voltam a partir do dia 20 de setembro, com 40% da capacidade dos templos para acolher os fieis.

“Vamos fazer a retomada da economia da nossa cidade com muita responsabilidade. Nós continuamos agradecendo e pedindo a colaboração da população, que tem nos ajudado muito em todos os segmentos. No uso de máscara, nos cuidados com a higiene e prevenção. Isso é muito importante”, afirma o prefeito.


+ Cidades