Motoristas precisam ficar atentos com a velocidade dos canavieiros na rodovia

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 6 de agosto de 2020 às 13:55
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:04
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Em meio à safra, os canavieiros circulam em velocidade reduzida nas rodovias e vicinais da região de Franca

Refletivos às vezes em más condições e falta de distanciamento seguro agravam o problema e riscos de acidentes aumentam

Motoristas que se deslocam pelas rodovias de Franca, São Joaquim da Barra, Orlândia, Ituverava e Ribeirão Preto e entorno, no eixo viário que vai de Bebedouro a Igarapava, precisam ficar atentos à maior presença de veículos canavieiros nas estradas devido ao escoamento da safra da cana-de-açúcar na região, já reconhecida por sua expressiva produção sucroalcooleira.

Além das rodovias oficiais, nas vicinais desses municípios o risco com os canavieirios é muito grande. Inclusive, os desastres têm sido com vítimas graves e alguns deles até fatais. 

Se durante o cia a situação é grave, no período noturno se agrava mais, explciou Antônio Sebastião da Silva, que já se envolveu em grave acidente entre Jeriquara e Buritizal. “Eu escapei da morte – estou vivo – graças a um milagre de Deus”, contou.

A Entrevias, por exemplo, de janeiro a 3 de agosto de 2020, registrou 20 acidentes envolvendo caminhão do tipo canavieiro no trecho em que opera, sendo 11 deles com vítimas e nove sem, além de três mortes. 

Do total das ocorrências, 60% foram causadas por colisão traseira, e a maior parte delas, 40%, registrada na SP-322 (Rodovia Attílio Balbo/Armando de Salles Oliveira), entre os municípios de Sertãozinho e Pitangueiras, e os outros 35% na SP-330 (Rodovia Anhanguera), cuja extensão tem muitas áreas de aclive.

Nela, os casos se concentram entre os municípios de Orlândia, São Joaquim da Barra e Guará. 

O estudo interno que considerou os 299 quilômetros administrados apontou ainda que os acidentes ocorrem na maioria dos casos à noite e durante a madrugada, sem condições adversas como neblina ou fumaça.

À noite ou com visibilidade reduzida,  os riscos são iminentes, já que nem todos condutores de canavieiros seguem as recomendações previstas na legislação de trânsito, como a resolução 643/2016 do Contran.

A lei determina a utilização de faixas refletivas na lateral e traseira de veículos de transporte rodoviário com peso bruto acima de 4.536 kg e tampouco mantêm a iluminação traseira adequada, infração passível de multa, de acordo com o artigo 230 do código brasileiro de trânsito (trafegar com equipamento obrigatório em desacordo). 

Além disso, a falta de distância segura e desatenção de condutores de veículos de passeio também potencializam os perigos.

Na madrugada da última segunda-feira (3), um motorista morreu após colidir com o seu utilitário na traseira de um canavieiro carregado com bagaço de cana, por volta das 5h30 da manhã, no km 381 da SP-322, em Bebedouro. 

O motorista do canavieiro não se feriu, mas foi autuado pela Polícia Militar Rodoviária por  conduzir o veículo em mau estado de conservação e trafegar com equipamento ineficiente/inoperante, já que estava com iluminação externa irregular e refletivos em mau estado, segundo boletim de ocorrência.

A característica dos acidentes como o registrado esta semana no trecho administrado pela concessionária mostra uma predominância da colisão traseira, o que reforça a importância dos usuários de rodovia manterem a distância segura do veículo que trafega à frente e considerarem a diferença de velocidade existente, já que veículos pesados circulam com lentidão devido ao peso da carga, o que piora em trechos de aclive, por exemplo.

Segundo o tenente da Polícia Militar Rodoviária Péricles Veronezi Flora, o excesso de peso e a baixa velocidade, aliados à imprudência de alguns motoristas de veículo pesado, ajudam a explicar as causas de acidentes com canavieiros. 

Ele diz que muitos motoristas desrespeitam os limites de peso e ignoram a legislação de trânsito, que determina a obrigatoriedade do uso das faixas refletivas, recurso que ajuda a dar mais visibilidade aos veículos, assim como iluminação traseira. 

Outro fator que prejudica durante a safra a visibilidade dos refletivos é a falta de limpeza dos veículos após saírem dos canaviais.


+ Trânsito