No mundo: Natura é uma das 4 melhores empresas em diversidade e inclusão

  • Entre linhas
  • Publicado em 11 de outubro de 2019 às 16:36
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:54
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Ranking elaborado pela Refinitiv avaliou empresas globais de capital aberto em mais de 400 métricas

A Natura está entre as companhias mais bem avaliadas em diversidade e inclusão do mundo, de acordo com o ranking 2019´s Top 25 Most Diverse & Inclusive Companies Organizations Globally. Com a pontuação de 79.25 a Natura é a única brasileira da lista e a única fabricante de cosméticos entre as 10 primeiras colocadas.

“Este é um reconhecimento importante, fruto da dedicação que temos colocado nessa agenda. Nos comprometemos, no entanto, a fazer muito mais. Em nossa crença, que nos guia há mais de 20 anos, reconhecemos que quanto maior a diversidade das partes, maior a riqueza e a vitalidade do todo. Estamos em uma das   regiões mais diversas do mundo e ainda temos muitos desafios e metas para serem alcançadas”, afirma Flávio Pesiguelo, Vice-Presidente de Pessoas e Cultura da Natura.

O índice D&I é elaborado pela Refinitiv desde 2016, um consórcio de fundos de investimento afiliados ao grupo de meios de comunicação Thompson Reuters e da firma de private equity Blackstone, que se tornou uma das maiores fornecedoras globais de dados e infraestrutura para o mercado financeiro. O indicador ajuda profissionais do mercado financeiro a examinar companhias quanto a oportunidades e riscos de investimentos de longo prazo. Além de capacitar estratégias de investimento sob lentes da diversidade e inclusão.

“Temos um dos centros de distribuição mais modernos do mundo que usa tecnologia adaptada para acomodar um amplo perfil de trabalhadores – quase 20% dessa equipe tem de deficiência física ou intelectual. Mulheres estão em 54% dos cargos gerenciais da companhia e representam 62% de nosso corpo de colaboradores”, exemplifica Pesiguelo.

Para elaborar o ranking, cerca de 150 pesquisadores e analistas de conteúdo verificaram mais de 400 métricas ambientais, sociais e de governança de mais de 7.000 companhias listadas em bolsas de valores. Segundo a Refinitiv, essa numerosa quantidade de informações de fontes públicas é processada a fim de prover uma cobertura atualizada, objetiva e compreensiva. Desse apanhado de dados são desenvolvidas as 24 métricas que compõem a metodologia de pontuação   do D&I. Cada uma dessas métricas reside em um de quatro pilares: Diversidade, Inclusão, Desenvolvimento de Pessoas e Controvérsias (ou polêmicas).

“É uma satisfação reconhecer a Natura na quarta posição do ranking e sua demonstração de comprometimento com a diversidade e a inclusão por toda a organização”, diz Debra Walton, diretora da Refinitiv. “O índice é um indicador-chave para realizar decisões de investimentos alinhadas com esses valores“, conclui Walton.

Para mais informações sobre como o Índice D&I é realizado, acesse a página da sobre a metodologia da Refinitiv e a página de FAQ.

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Líder no setor de venda direta no Brasil, com mais de 1,7 milhão de consultoras, faz parte de Natura &Co, resultado da combinação entre as marcas Natura, The Body Shop e Aesop, com faturamento de R$ 13,4 bilhões em 2018. Foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação B Corp no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo “The Leaping Bunny”, concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México e Peru, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, pelo Rede Natura, por meio do app, nas lojas próprias ou nas franquias “Aqui tem Natura”. Para mais informações, visite www.natura.com.br ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedInFacebook e Instagram.


+ Cotidiano