​Psicóloga dá dicas de como ajudar as crianças a enfrentar a quarentena

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 2 de abril de 2020 às 15:06
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:33
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Psicóloga traz orientações aos pais e dicas de atividades para diferentes faixas etárias durante o isolamento

Com as aulas suspensas por todo o país devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), muitos pais têm buscado orientações e atividades para entreter os filhos, que agora passam os dias em casa, sem abrir mão das rotinas de estudo e trabalho. 

Para Mônica Lange, psicóloga do Grupo São Francisco, que faz parte do Sistema Hapvida,, o primeiro passo neste período é que os pais esclareçam para as crianças que, apesar do tempo livre, esse não é um período comum de férias. 

“Trata-se de um momento oportuno para, além da diversão, estreitar os laços entre pais e filhos através de um diálogo sincero e construtivo. 

“A criança precisa entender que não está em férias, assim como assimilar os protocolos de prevenção da doença”, orienta a especialista. 

Por isso, é fundamental manter a rotina diária, como os horários para sono, estudo, alimentação e banho. 

“O que muda na programação são as horas de brincadeiras, que serão maiores neste período”, afirma Mônica. 

Segundo ela, o brincar é a melhor alternativa para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo dos pequenos e os adultos podem e devem participar desse universo.

“O momento lúdico propicia uma interação proveitosa tanto para os pais quanto para os filhos. O adulto pode auxiliar a criança a lidar com algumas emoções, assim como estimulá-la ao propor problemas que demandam soluções”, explica. 

Incluir as crianças nas tarefas do lar é uma maneira de desenvolver senso de responsabilidade, como manter a casa limpa e arrumada. 

Além disso, a psicóloga do Grupo São Francisco diz que os pais não precisam fugir das telas (TV, tablet ou celular) como forma de distração durante o isolamento social. 

“Seu uso só precisa ser dosado, para garantir equilíbrio”, garante. “Brincadeiras antigas e exercícios de organização da rotina também são boas opções para fazer a meninada se movimentar”, completa. 

Estudos em casa 

Algumas escolas têm enviado conteúdos e atividades pedagógicas para serem realizadas durante a quarentena. 

Mônica Lange diz que é possível se adequar a essa nova realidade e que as palavras-chaves são: rotina e organização. 

“Para manter a agenda diária, o ideal é que as crianças estudem e façam as atividades propostas no mesmo período em que frequentam a escola. Se ia pela manhã, devem estudar nesse horário, por exemplo”, frisa.

“Também vale limitar os horários, pois as crianças não conseguem se concentrar por muito tempo. O mais importante é criar um ambiente organizado e propício para o aprendizado, desde que siga leve e divertido”, reforça. 

Contudo, Mônica alerta que estudar em casa não é sinônimo de relaxamento. “Os pais devem ficar atentos para não ceder às sensações de relaxamento que o ambiente domiciliar traz. Se a criança se mostrar indisposta, insista.” 

Diversão garantida 

Para gastar a energia dos pequenos e ainda estimular a imaginação, a psicóloga indica uma série de atividades, como: patinação de meia, guerra de papel, dançar, criar brinquedo de sucata, desenhar, escrever cartinhas. 

Já para os maiores o quebra-cabeça, colecionar figurinhas, jogos de adivinhação, sessão de cinema em casa, caça ao tesouro e cuidar de plantas podem ser boas opções. 

Confira as dicas de atividades educativas: 

De 1 a 3 anos: contação de história; atividades de consciência motora, como engatinhar por debaixo das cadeiras da sala e escalar obstáculos; identificar cores. 

De 4 a 6 anos: bingo de letras e números até 15; quebra-cabeça; jogo da memória; desenhos e pinturas; patinação de meia; guerra de bolinhas de papel e de almofadas; dançar; e cozinhar. 

De 7 a 9 anos: mímica; jogos de tabuleiro; artesanato; experiências científicas, como um relógio de sol, por exemplo; cozinhar. 

“As gincanas também são ótimas para integração, já que toda família pode participar. Opções não faltam, pode ser um esporte, dobradura, corrida de saco, entre outras”, finaliza.


+ Comportamento