Quase metade dos brasileiros saiu de casa só para necessidades básicas

  • Bernardo Teixeira
  • Publicado em 21 de agosto de 2020 às 17:16
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:08
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

As mulheres, as crianças e os idosos obedeceram mais às recomendações de isolamento social, diz IBGE

Um grande número de pessoas saiu às ruas sem necessidade, aponta IBGE

Em meio à pandemia de covid-19, 92 milhões de brasileiros – 43,6% da população – disseram que ficaram em casa no mês de julho, com saídas apenas para suprir necessidades básicas. 

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Covid (Pnad Covid-19) mensal, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na quinta-feira (20).

“A maior parte das pessoas fez a restrição, não saiu de casa”, disse Maria Lucia Vieira, coordenadora de Trabalho e Rendimento do IBGE. As medidas de proteção adotadas pela população contra a pandemia foram um dos seis novos temas abordados em julho pelo levantamento.

Destas 92 milhões de pessoas, 49,2 milhões ficaram rigorosamente isolados. Ao mesmo tempo, 4,1 milhões de pessoas não adotaram qualquer medida de restrição à disseminação do novo coronavírus (2% da população). Outros 64,4 milhões (uma fatia de 30,5% da população) reduziram o contato, mas continuaram saindo de casa.

As mulheres, as crianças e os idosos obedeceram mais às recomendações de isolamento social, apontou o IBGE. Os cuidados também foram tomados em casa.

Quase todos os 68,5 milhões de domicílios tinham itens básicos de higiene e proteção, entre eles sabão ou detergente (presente em 99,6% dos lares), máscara (99,3%), água sanitária ou desinfetante (98,1%) e álcool 70% (95,8%).


+ Comportamento