Queimadas aumentam em Franca e já causam problemas de saúde

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 1 de setembro de 2020 às 21:28
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:10
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Bombeiros e Polícia Ambiental são chamados, mas os focos de incêndio triplicaram e provocam risco

As queimadas urbanas “são consideradas crime ambiental, de acordo com a Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605 de 1998 que, em seu artigo 54

Os moradores em bairros da periferia de Franca estão vivenciando nesse período do um grave problema ambiental: as queimadas.

O pior é que nem sempre eles conseguem identificar as pessoas que ateiam fogo em terrenos baldios ou matas próximo a avenidas e ruas.

A baixa umidade registrada no Município aliado com a queimada tem trazido sérias consequências à saúde não só de crianças, mas também de idosos, grávidas e adolescentes.

A reportagem do Jornal da Franca apurou que as ocorrências envolvendo queimadas urbanas tem sido uma das mais frequentes.

As queimadas urbanas “são consideradas crime ambiental, de acordo com a Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605 de 1998 que, em seu artigo 54, descreve o crime de poluição, que consiste no ato de causar poluição, de qualquer forma, que coloque em risco a saúde humana ou a segurança dos animais, ou destrua a flora”.

As queimadas tem atingido os mais diferentes bairros de Franca, como City Petrópolis, Vera Cruz, Paineiras, Santa Terezinha, Tropical, Meirelles, Pulicano, São Luis, Piratininga, Santa Cruz, Aeroporto, Primavera, residencial Zanetti, dentre outros.

Uma moradora da Rua Elisa Fanan Manieiro, no Jardim Aeroporto 1, mandou um Whatsapp para o Jornal da Franca, dizendo que na sua rua e na rua debaixo, próximo à Igreja Santana, tem sido comum colocar fogo no mato, com a fumaça prejudicando a saúde das pessoas.

Nessa rua e na rua de baixo

Além de destruir as áreas de preservação permanente, o fogo tem ocasionado danos à saúde das pessoas. A fuligem com a fumaça provocam diferentes reações em idosos, crianças e grávidas.

Para esse grupo de pessoas os problemas respiratórios podem se tornar mais grave principalmente em tempos de pandemia.

DESRESPEITO

Tem gente que não pode ver um mato seco em terrenos ou “lixo” amontoado que já vai colocando fogo.

Muitos incêndios maiores podem ser iniciados a partir desta prática considerada corriqueira que causa prejuízos não somente aos seres humanos. Flora e fauna (inclusive animais domésticos) sofrem severamente por serem mais sensíveis à fumaça.

É bastante comum a queima de resíduos sólidos (“lixo”) descartados erroneamente ou vegetação seca em áreas urbanas com o intuito de limpeza ou diminuição de volume do material.

Esta prática pode volatilizar inúmeras substâncias tóxicas e materiais particulados com grande potencial de dispersão e deposição. 

Para também denunciar problemas de entulhos, queimadas, buracos no asfalto ou qualquer outro problema da comunidade, basta enviar fotos ou detalhes para o Jornal da Franca. O WhatsApp é 99999.0120.


+ Meio Ambiente