Se você começou o ano no vermelho, confira 10 dicas para por os boletos em dia

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 18 de fevereiro de 2020 às 19:12
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:23
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Muitos brasileiros começaram o ano com dívidas e precisam de ajuda para sair do vermelho.

​“Ano novo, dívidas velhas? Muitos brasileiros já começam o ano com dívidas e precisam de ajuda para sair do vermelho. 

Ter mais de 70% de sua renda comprometida por dívidas exige uma mudança de comportamento urgente para que, com organização e disciplina, você consiga quitar suas dívidas e ainda arcar com os custos do dia a dia.

Para te ajudar vamos lhe dar algumas dicas para alcançar o objetivo de conseguir pagar suas dívidas:

1. Converse com a família

É muito importante que toda a família esteja envolvida na organização do orçamento e, principalmente, no processo de quitação das dívidas. 

Cada membro da família pode colaborar para reduzir as contas ou conseguir mais dinheiro. E mais importante, saibam a situação financeira real e não colaborem para contrair novas dívidas.

2. Qual é o valor total das suas dívidas

O primeiro passo para sair do vermelho é saber como está sua situação financeira atual. Faça um levantamento de quanto você deve e para quem deve. Entre em contato com os credores e pergunte o valor atualizado da dívida.

3. Faça um orçamento

Uma das atitudes fundamentais para sair do vermelho e não voltar para lá é organizar o seu orçamento. Nele você vai anotar todo o dinheiro que você recebe ao longo dos meses e todos os seus gastos.

4. Corte gastos desnecessários

Enquanto você está endividado, precisará passar por um período de apertar o cinto e cortar o máximo possível das despesas. Algumas atitudes podem fazer toda diferença no final do mês. Gastos com cinema, presentes, serviços online entre outros deverão ser cortados e reduza os gastos de luz e água.

5. Tente renegociar o maior número de dívidas possível
Com o seu orçamento em mãos, você saberá quanto poderá pagar por mês para saldar suas dívidas. Entre em contato com os credores e tente uma renegociação, escolhendo o prazo de acordo com as suas possibilidades financeiras.

Se você tem mais de uma dívida, tente priorizar as que possuem as maiores taxas de juros.

Aproveite que a redução da taxa básica de juros está fazendo as instituições financeiras reverem suas taxas cobradas e repactue suas dívidas. 

Outra sugestão é trocar dívidas de cheque especial e cartão de crédito por linhas mais baratas, como por exemplo o empréstimo consignado. 

É sempre importante avaliar o Custo Efetivo Total – CET de todas as linhas para avaliar qual será mais vantajosa para você.

Reveja seus hábitos de consumo e o que o levou a esse nível de endividamento. 

Se não conseguir sozinho, busque ajuda profissional para entender seu comportamento e mudá-lo, de nada adiantará todo o esforço para sair das dívidas e continuar com o comportamento antigo.

6. Venda o que puder

Uma boa alternativa para juntar dinheiro para pagar ou amortizar suas dívidas é vender itens que estão sem uso ou que não terão tanto impacto no seu dia a dia. 

Estamos falando de itens como eletrodomésticos, eletroeletrônicos, bicicletas, roupas e até mesmo o carro.

7. Busque uma renda extra

Muitas das vezes não bastam só cortar gastos, se essa for a sua situação, o caminho pode ser uma renda extra. 

Pode ser um trabalho nas horas livres, bicos nos finais de semana! Seja criativo, descubra alguma atividade que você gosta e comece a empreender.

8. Comece a criar uma reserva para emergências e imprevistos

Após quitar suas dívidas e com um orçamento equilibrado, você verá que sobrará dinheiro no final do mês. 

Comece a guardar para emergências e imprevistos que não avisam quando vão acontecer. 

Sua reserva de emergência deve ser suficiente para manter seu padrão de vida por no mínimo 6 meses.

O seu padrão de vida deve estar em um patamar que você consiga pagar suas despesas e ainda consiga poupar. Como sugestão, se você tem uma despesa de R$ 1.000,00, sua reserva deve ser no mínimo de R$ 6.000,00.


9. Crie metas

Com um objetivo definido e alcançável você pode criar estratégias, dividir as metas em curto, médio e longo prazo dando um passo de cada vez. 

Cuidado para não definir um objetivo que não conseguirá atingir, além de gerar frustrações, você pode se endividar ainda mais.}

10. Não se comprometa com novas dívidas

Depois de tanto esforço, gaste seu dinheiro de forma planejada, evitando as compras por impulso. 

Mesmo que você queira comprar algo que não precisa, como uma televisão maior, um carro novo, faça de maneira planejada pesquisando as melhores oportunidades para efetuar a compra e não bagunçando novamente sua vida financeira.

Infelizmente a educação financeira é pouco difundida, mas nunca é tarde para aprender a se organizar. 

Falar sobre dinheiro é muito importante e deve começar desde cedo. Quando colocamos em prática a educação financeira a vida fica mais fácil.


+ Economia