Umidade relativa do ar cai para 41% neste domingo, 05, em Franca: tempo seco

  • Entre linhas
  • Publicado em 4 de abril de 2020 às 22:01
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:34
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Sensação de “abafado” tende a se intensificar hoje e cuidados com hidratação devem ser redobrados

Não tem sido novidade para os francanos os dias de clima seco. Mas depois de ensaiar uma leve melhora, a umidade relativa do ar volta a cair neste domingo, 05 de abril, em Franca, chegando a 41%.

E, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a situação pede atenção. Isto porque, a sensação de “abafado” tende a se intensificar hoje. Daí a necessidade de se redobrar os cuidados com a hidratação.

 O que é a umidade relativa do ar

Trata-se da quantidade de água presente na atmosfera sob forma de vapor. Quando evapora de rios, lagos, mares e outras fontes, a água se acumula em nuvens. Uma parte, porém, fica na atmosfera, compondo o ar que se respira.

Quando a umidade está muito baixa, crises de alergias respiratórias, sinusites e asma podem aparecer, e algumas doenças de pele podem ser agravadas. Já o contrário — muito vapor de água na atmosfera — pode levar ao surgimento de fungos, mofos e aumentar a proliferação de ácaros. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade do ar abaixo dos 30% pode trazer riscos para saúde. 

O ideal é que ela fique entre 50% e 80%. Por isso, quando está na faixa do Estado de Atenção (entenda mais abaixo), é possível apresentar falta de ar, irritação nos olhos e ressecamento do nariz, da garganta e da pele.

Portanto, os meteorologistas recomendam algumas precauções: ingerir bastante líquido e evitar exposição ao sol e atividades físicas ao ar livre, principalmente nas horas mais quentes do dia, entre 11h e 15h. 

Adalberto Rubin, chefe do serviço de pneumologia da Santa Casa de Porto Alegre e presidente da Sociedade Gaúcha de Pneumologia, afirma que a irritação dos tecidos que formam o sistema respiratório, causada pela baixa umidade do ar, pode fazer com que as pessoas tenham crises de bronquite, rinite, sinusite, faringite e, até mesmo, conjuntivite.

De acordo com ele, crianças, idosos e pessoas que já têm alguma doença respiratória crônica fazem parte do grupo considerado mais suscetível a complicações. E, por isso, devem reforçar os cuidados e manter o tratamento preventivo prescrito pelo médico.

Além do clima seco, Franca deve registrar um clima semelhante ao dos últimos dias: sol intenso com algumas nuvens no céu.

As temperaturas permanecem altas: a máxima chega a 29ºC e a mínima a 17ºC. Não chove neste domingo, 05.


+ Tempo