Vigilância Epidemiológica: ​diretor diz que casos do Covid-19 podem aumentar

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 3 de abril de 2020 às 13:49
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:33
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Com o avanço do coronavírus, chegou o momento de redobrar cuidados e de ficar em casa para se proteger

O médico Homero Rosa Júnior, diretor da Vigilância Epidemiológica de Franca, fez um importante alerta em entrevista ao Jornal da Franca: “Temos que prevenir, pois a situação poderá ficar pior nos próximos dias”.

Ao ser indagado sobre os números de pessoas contaminadas em Franca e região, já que apenas informações do Hospital Unimed vem sendo divulgadas, Homero fez uma ressalva.

“A Vigilância aguarda os resultados enviados para o instituto Adolfo Lutz, que inclusive pode elevar o percentual de casos em Franca e região”, disse. 

Ele aconselha, de forma veemente, as pessoas a não saírem de casa. 

A pandemia do novo coronavírus (que causa a covid-19) já provocou centenas de mortes na China (onde começou) e rapidamente se espalhou pelo mundo, assim como no oeste da Europa e nos Estados Unidos. 

No Brasil, o vírus circula entre a população e há casos de transmissão comunitária (quando não se sabe a origem da contaminação) em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Segundo o Ministério da Saúde, se cuidados básicos para conter o vírus não forem tomados, o número de infectados pode dobrar em apenas três dias. 

Como ocorreu na Itália, o grande avanço da doença tem potencial de gerar um colapso no sistema de saúde, prejudicando o atendimento e colocando em risco a vida de pacientes com outros problemas — que sofreram acidentes de trânsito a infartos, por exemplo.

No entanto, ele diz que não há motivo para pânico, pois o vírus tem baixa letalidade (cerca de 3,4%) e grau de contágio moderado. O momento é de aumentar os cuidados com a prevenção. Isso vale para todos. 

“Não é porque você está fora dos grupos de risco (idosos, pessoas com diabetes e problemas cardiovasculares, por exemplo) que não deve ficar atento. Ao se proteger, você evita que o problema avance e protege todos ao seu redor”, disse.

Evite frequentar lugares aglomerados ou por onde passam muitas pessoas (metrô, shopping, etc.) Se puder, prefira ficar e trabalhar em casa. Ao se expôr desnecessariamente, você corre risco de ficar doente. 

E mesmo que tenha apenas sintomas leves da covid-19 (ou nem tenha sintomas), estará sujeito a transmiti-la a quem pode apresentar problemas graves, colocando um número maior de vidas em perigo.

“Repetimos: não é momento de pânico. Toque sua vida normalmente, tomando sempre os cuidados de prevenção a seguir”, afirmou o médico.

CASOS

Sobre os números de casos de Franca, Homero ressaltou: “Os exames de PCR do instituto Adolfo Lutz estão sendo realizados ainda. Tinha 14 mil na fila, devem chegar vários resultados na próxima semana”.

Homero Rosa Júnior lembrou “que há vários dias estão sendo feitos exames em pacientes internatos, de acordo com o protocolo do ministério da saúde”.

É possível que o número de casos tenha um crescimento vertiginosamente.  A cada semana deve ter mais pacientes internados contaminados.

“Tinha muita gente na rua hoje e supermercados cheios de gente- famílias inteiras. Assim, poderão acontecer mortes sem controle”, desabafou.


+ Saúde